·

Setembro Dourado: diagnóstico precoce pode evitar 70% dos casos de câncer infantojuvenil

Sintomas podem ser confundidos com enfermidades menores e precisam de atenção dos responsáveis

A campanha Setembro Dourado tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a ocorrência de mais de 12 mil novos casos de câncer na criança e no adolescente ao ano, considerando a faixa etária de zero a 19 anos. A campanha é idealizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc).

O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil depende, muitas vezes, da percepção dos responsáveis em relação à frequência e intensidade de sintomas, que incluem palidez; inchaços indolores e não acompanhados de febre; sinais de infecção; tosse persistente e falta de ar; alterações oculares, dores de cabeça e vômitos. Médicos alertam que esses episódios podem ser negligenciados por serem comuns na infância, mas é necessário ficar atento às especificidades.

Os cartórios que quiserem participar da campanha Setembro Dourado podem realizar ações socioeducativas de conscientização e de prevenção do câncer na criança e no adolescente. Materiais informativos sobre o tema podem ser produzidos e distribuídos na comunidade em que as serventias estão inseridas.

Compartilhe com a RARES-NR as ações sociais e ambientais praticadas no seu cartório. Envie fotos, vídeos e mais informações para o e-mail rares@rares.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue