Sintomas podem ser confundidos com enfermidades menores e precisam de atenção dos responsáveis
A campanha Setembro Dourado tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a ocorrência de mais de 12 mil novos casos de câncer na criança e no adolescente ao ano, considerando a faixa etária de zero a 19 anos. A campanha é idealizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc).
O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil depende, muitas vezes, da percepção dos responsáveis em relação à frequência e intensidade de sintomas, que incluem palidez; inchaços indolores e não acompanhados de febre; sinais de infecção; tosse persistente e falta de ar; alterações oculares, dores de cabeça e vômitos. Médicos alertam que esses episódios podem ser negligenciados por serem comuns na infância, mas é necessário ficar atento às especificidades.
Os cartórios que quiserem participar da campanha Setembro Dourado podem realizar ações socioeducativas de conscientização e de prevenção do câncer na criança e no adolescente. Materiais informativos sobre o tema podem ser produzidos e distribuídos na comunidade em que as serventias estão inseridas.
Compartilhe com a RARES-NR as ações sociais e ambientais praticadas no seu cartório. Envie fotos, vídeos e mais informações para o e-mail rares@rares.org.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação