O Selo CO2Free – Neutralização de Carbono dos Cartórios Extrajudiciais do Brasil é desenvolvido por meio de parceria entre a RARES-NR e a Associação de Indicadores em Direitos Humanos – AiDH. Trata-se de Projeto da RARES-NR que visa cooperar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e mobilizar os Cartórios Extrajudiciais para atingir a Meta de Neutralização de Carbono.
A partir de 2023, os cartórios interessados em realizar a neutralização de carbono podem se cadastrar no site da RARES-NR. Os dados serão coletados a fim de que sejam consolidados e convertidos em Projetos com Metas de Redução ou Remoção de Gases de Efeito Estufa, em conformidade com os padrões normativos vigentes, com o objetivo de alcançar a neutralização do carbono.
A Remoção será realizada por meio da própria RARES-NR por meio de parceria com o Empreendimento de Sustentabilidade e Preservação Ambiental, Green Farm CO2 Free, localizado no Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Com o projeto, foi criada a Floresta dos Notários e Registradores do Brasil, área de 43 mil metros quadrados de floresta nativa, com junção de três importantes biomas brasileiros: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
Os Cartórios participantes do Projeto recebem a certificação de participação em todos as ações de preservação da biodiversidade, bem como, a certificação da neutralização das emissões e o Sele CO2 Free, que pode ser utilizado em todo o material gráfico do Cartório e mídias digitais, reafirmando a preocupação e o apoio às ações de mitigação aos efeitos das mudanças climáticas.
A taxa anual para a participação do Cartório ao projeto é de R$500,00 (quinhentos reais). Cartórios que já possuem o Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental, pagam anuidade de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).
O projeto pode ser visitado, sem custos de hospedagem e alimentação, pelos Cartórios participantes. As visitas são previamente agendadas.
Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.