·

Rares-NR parabeniza e reforça a luta do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resultado de anos de lutas e protestos realizados por mulheres de diversos pontos do mundo em períodos históricos distintos. Os motivos que nortearam a criação da data sempre tiveram ligação com o respeito e a igualdade de direitos.

No Brasil, a data é relacionada ao incêndio ocorrido em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições de trabalho enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Outro período histórico associado foi em 1909, com as reivindicações realizadas nos Estados Unidos, concebidas pelo partido socialista, sobre discriminação no mercado de trabalho e pelo direito de votar. No ano seguinte, na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na cidade de Copenhague, na Alemanha, a jornalista e política alemã Clara Zetkin abriu uma votação para instaurar a data internacional.

Em 1917, um grupo de operárias russas saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Protesto que deu início à Revolução Russa e também contribuiu para a instauração definitiva do Dia Internacional das Mulheres.

Luta e empoderamento

O Dia Internacional da Mulher vem, a cada ano, ganhando mais notoriedade e cumprindo seu papel de conscientização sobre os direitos das mulheres. Alguns temas apontados no passado ainda são reivindicados nos dias de hoje, porém, muitas conquistas foram realizadas e as mulheres vêm se empoderando e reverberando mudanças por meio do poder do lugar de fala. Igualdade de gênero, melhores condições de trabalho, combate a violência e respeito a todas as mulheres são conquistas celebradas.

A Rede Ambiental de Responsabilidade Social (Rares-NR) parabeniza a luta diária de todas as mulheres, e incentiva e encoraja a lutar por novas conquistas.

Parabéns, mulheres!

Fonte: Assessoria de Comunicação – Rares-NR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue