·

RARES-NR destaca atos cartorários de proteção patrimonial no Dia Internacional do Idoso

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991. A data, que também marca o início da vigência do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), reforça a importância da proteção física, patrimonial e financeira dessa parcela da população.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante a pandemia, os casos de violência passaram de de 3 mil em março, para quase 17 mil no mês de maio, tendo como principais agressores os próprios familiares, em 83% dos casos.

Diante disso, e apoiada pela Recomendação nº 46 da Corregedoria Nacional de Justiça, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) lançou a campanha Cartório Protege Idosos, com o objetivo de esclarecer e orientar a população sobre as medidas preventivas para que se evitem atos de violência patrimonial ou financeira contra pessoas idosas, especialmente vulneráveis no período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN).

A cartilha Proteção Patrimonial – Um Direito do Idoso, desenvolvida para a campanha da entidade nacional apresenta passo a passo sobre como os atos feitos em cartórios podem ser utilizados para a proteção desta importante parcela da população. A íntegra da publicação pode ser acessada aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue