Neutralização de Carbono com Segurança Jurídica
·

RARES-NR comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas

Dia 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas

17.08.09 - Dia Internacional dos Povos Indígenas

No dia 09 de agosto se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 23 de dezembro de 1994. O maior objetivo desta data é o de conscientizar sobre a inclusão da população indígena nos direitos humanos em todo o mundo, garantindo a preservação de suas culturas tradicionais, que são a fonte de suas identidades.

A comunidade de registradores civis já se vê envolta com a comunidade indígena, através da luta pelo fim do subregistro de nascimento dessa parcela da população. Os indígenas brasileiros são registrados através do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) pela Funai; porém, quando essa parcela da população busca algum serviço social público, como o cartão do SUS ou até mesmo a inscrição em uma escola, são impedidos por não terem a certidão de nascimento.

Por conta da importância do registro civil na vida dessas pessoas, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) instituiu um comitê para tratar do subregistro de nascimento indígena, buscando caminhos e soluções para sua erradicação; nesse comitê, há a participação também dos registradores civis, empenhados em auxiliar o governo nesse desafio.

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, a RARES-NR, Anoreg-BR e CNR celebram a importância da inclusão dos indígenas nos direitos humanos e reforçam a necessidade dessas ações sociais pelos cartórios, condizentes com a responsabilidade depositada em cada titular.

Feliz Dia Internacional dos Povos Indígenas!

 

Fonte: Assessoria de Imprensa RARES-NR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue