Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina
A Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) participa da campanha nacional Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, que tem como objetivo associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio – 10 de setembro Promovidas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as ações, que acontecem ao longo do mês, visam oferecer uma rede de apoio e atendimento aos brasileiros.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos que trabalha na prevenção ao suicídio, oferece serviço de auxílio emocional por meio das ligações gratuitas ao número 188. O CVV treina voluntários que atendem as chamadas de forma sigilosa.
De acordo com a ABP e o Conselho Federal de Medicina, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, e mais de um milhão no mundo. Os dados nacionais mostram que cerca de 96% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais, sendo a depressão a principal causa.
Como parte da campanha, as entidades disponibilizaram material gratuito para download – cartilha “Suicídio: informando para prevenir”. Acesse aqui.
Para fazer parte da campanha Setembro Amarelo, serventias de todas as regiões do País podem promover palestras, distribuir panfletos e outros informativos sobre o tema durante o mês.
Compartilhe com a RARES-NR as ações sociais e ambientais praticadas na sua serventia. Envie fotos, vídeos e mais informações para o e-mail rares@rares.org.br .
Fonte: Assessoria de Comunicação