O Dia Mundial do Leite é comemorado nesta terça-feira (1º de junho) e, como forma de celebrar esta data, a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social (Rares), a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), e a Estância Sol e Lua, de Campo Verde, lançaram uma campanha que consistirá na doação de mil litros de leite para instituições carentes.
No dia 2 de maio, a parceria entre começou a beneficiar cinco instituições carentes de Cuiabá e de Várzea Grande com doações de leite. As contempladas são Abrigo Bom Jesus; Casa de Amparo à Família, Idoso, Criança e Adolescente; Casa de Apoio Recanto Feliz; Associação Beneficente Vida Nova; e Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.
Ao longo deste mês, mil litros de leite serão entregues às unidades que atendem, atualmente, 281 pessoas.
O assistente administrativo da Casa de Amparo à Família, Idoso, Criança e Adolescente, Edivan Gonçalves Rodrigues, disse que “o leite vai ajudar muito no sustento das pessoas. Como muitas fazem tratamento contra doenças agressivas, suas imunidades baixam e o leite, acrescido de suplementos de soja fornecidos pelo Hospital de Câncer, vai contribuir para uma melhor qualidade de vida de todas. É uma ajuda muito valiosa a que estamos recebendo”.
A proprietária da Casa de Apoio Recanto Feliz, Márcia Maria Aguilar, compartilha do mesmo entendimento. “É uma excelente iniciativa, pois o leite é um alimento que não incluíamos no nosso cardápio devido ao nosso baixo orçamento e grande demanda. Com o leite recebido também vamos fazer requeijão, melhorando muito o nosso atendimento”. Hoje, a instituição fornece três refeições diárias e transporte gratuito para as unidades de tratamento.
Por sua vez, Aparecida Gomes Torres, da Associação Beneficente Vida Nova, que abriga crianças de 0 a 18 anos vítimas de maus tratos, abandono, abuso e exploração, ressalta que o leite será essencial na alimentação. “Somos uma instituição filantrópica e dependemos muito de doações para manter as quatro casas-lares. Hoje, contamos com 21 pessoas instaladas nas unidades e essa ajuda é muito bem-vinda”.
A iniciativa em doar o alimento pela Estância Sol e Lua surgiu após o contato da produtora de leite Márcia de Souza Lima com a diretora de Eventos da Anoreg-MT, Izilda Alves Fernandes, que é tabeliã em Campo Verde. Ela viu que o cartório estava arrecadando leite para o Hospital de Câncer e sugeriu uma ação no mesmo sentido, o que foi aceito e está atendendo centenas de pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Rares-NR, com informações da Anoreg/MT