·

Proclamação da República completa 131 anos

No dia 15 de novembro de 2020, o Brasil comemora os 131 anos da Proclamação da República – data que marca o fim do regime monárquico no País.

Durante quase 70 anos, o Brasil foi governado por dois imperadores, Dom Pedro I e Dom Pedro II, mas ao longo dos anos, o regime monárquico passou a ser questionado pelos cidadãos por não atender às necessidades do povo.

O movimento militar decidiu derrubar o poder de D. Pedro II e reuniu forças para atacar o gabinete do império, liberado por Visconde de Ouro Preto. Para comandar a ação, o movimento nomeou um dos principais chefes do exército brasileiro da época, Marechal Deodoro da Fonseca, que foi o responsável por proclamar a República e se tornou o primeiro presidente do Estado Federativo do Brasil.

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, na Praça da Aclamação, atualmente conhecida como Praça da República, no Rio de Janeiro, capital do Império do Brasil na época.

Foi após a Proclamação da República do Brasil que toda a população do país teve a possibilidade de escolher vereadores, senadores, governadores, prefeitos e até mesmo o presidente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue