Na mesma data, 26 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Linguagem de Sinais
No dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo. A data homenageia a inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES), em 1857, no Rio de Janeiro, sendo a primeira escola para surdos do Brasil. Mundialmente, o dia 26 de setembro também é conhecido como Dia Internacional da Linguagem de Sinais. Ambas as celebrações visam dar mais visibilidade à luta pelos direitos e pela inclusão da pessoa surda.
Nos cartórios de São Paulo, existe um sistema de atendimento por meio de Libras, conectada à uma central de intérpretes, que visualiza os sinais do cidadão, faz a interpretação e repassa a mensagem para o atendente. Além disso, diversas serventias no Brasil dispõem de tabelas de emolumentos em braile para garantir a acessibilidade.
Os cartórios podem promover ações de conscientização e inclusão na comunidade em que estão inseridos, para aumentar a garantia de direitos e acessibilidade dos surdos no país. Compartilhe com a RARES-NR as atividades realizadas no seu cartório, envie fotos, vídeos e mais informações para o e-mail rares@rares.org.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação
De acordo com o site https://betbry.app/ o Dia do Surdo concentra a atenção do público nos problemas auditivos e aumenta a conscientização sobre as causas da perda auditiva.