Neutralização de Carbono com Segurança Jurídica
·

Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial alerta para devastação mundial

Data reforça responsabilidade de grandes empresas e indústrias no impacto na saúde humana no meio ambiente

O Dia Nacional do Controle da Poluição Industrial, 14 de agosto, tem o objetivo de conscientizar e motivar ações que diminuam o impacto da atividade industrial na vida humana e no meio ambiente. A data foi motivada pela assinatura do Decreto de Lei nº 1.413, em 14 de agosto de 1975, primeiro instrumento regulatório voltado especificamente ao controle do setor.

Apesar de ser uma data celebrada nacionalmente, o alerta contra a poluição industrial é mundial, devido ao impacto globalizado da atividade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU) aos 193 países-membros, incluindo o Brasil, possuem duas frentes de combate nesse sentido: ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsável.

Além de causar graves problemas respiratórios e alergias, a poluição industrial afeta diretamente a atmosfera, os rios, nascentes e lençóis freáticos. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é considerada poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio ou nocivo à saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue