·

Dia Nacional do Cerrado: 2º maior bioma do Brasil é responsável por 5% da biodiversidade mundial

Entidades ambientais cobram medidas de preservação e realizam ações simbólicas de plantio

Em agosto de 2003, um decreto presidencial não numerado estabeleceu que o Dia Nacional do Cerrado seria comemorado em 11 de setembro. Desde então, a data promove ações simbólicas de entidades ambientais, como a cobrança de medidas governamentais para conservação do bioma.

Segundo dados da rede World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), associação civil sem fins lucrativos que trabalha pela conservação ambiental, o Cerrado ocupa 23% do território brasileiro, sendo o segundo maior bioma em área, atrás apenas da Amazônia. A principal característica do ecossistema é a reserva subterrânea de água doce, que abastece as principais bacias hidrográficas do País: Amazonas, Tocantins/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai.

O Cerrado é responsável por 5% da biodiversidade mundial, com mais de 4.500 plantas exclusivas do bioma. A degradação da região pode afetar, no total, 11 mil espécies de plantas e 2.500 classes de animais.

No Dia Nacional do Cerrado, a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) incentiva os cartórios idealizar o plantio simbólico de mudas de árvores na comunidade em que estão inseridos. Faça sua parte!

Compartilhe as ações sociais e ambientais praticadas na sua serventia. Envie fotos, vídeos e mais informações para o e-mail rares@rares.org.br .

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue