Neutralização de Carbono com Segurança Jurídica
·

Dia Nacional de Combate ao Colesterol alerta para risco de doenças cardiovasculares

DCV são as principais causas de mortalidade no Brasil

Celebrado no dia 08 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz um alerta aos níveis de colesterol no sangue, que podem resultar em doenças cardiovasculares (DCV). A Sociedade Brasileira de Cardiologia contabiliza mais de 238 mil mortes, de janeiro a julho de 2020, por DCV no Brasil. Essas doenças são as principais causas de mortalidade no país.

O Ministério da Saúde aponta que cuidados cotidianos com a saúde são essenciais para prevenção do aumento nos níveis de colesterol, em todas as idades. Mesmo aqueles que não costumam comer alimentos industrializados e gordurosos podem ter complicações. Isso acontece porque o índice de colesterol depende, também, do fator de hereditariedade. Em todos os casos, é necessário o acompanhamento médico, a realização de exames regulares e a prática de exercícios no dia a dia como medidas preventivas.

O órgão do Executivo define que o colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Portanto, o sistema humano precisa dele, mas de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana.

Covid-19

Neste ano, durante a pandemia de Covid-19, a Sociedade Brasileira de Cardiologia firmou parceria com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) para publicação do painel “Causas Cardíacas” no Portal da Transparência do Registro Civil. A plataforma apresenta registros de óbitos por doenças cardiovasculares, em todo o Brasil. Segundo esses dados, já são mais de 87 mil mortos por DCV relacionadas à Covid-19 em 2020.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue