Neutralização de Carbono com Segurança Jurídica
·

Dia Nacional da Criança com Deficiência promove inclusão

O Dia Nacional da Criança com Deficiência é lembrado anualmente, no dia 9 de dezembro, e tem como objetivo chamar a atenção da população para a necessidade de compreensão sobre esse universo e de respeito para com as crianças, além de incentivar a promoção da melhoria da qualidade de vida dos menores.  Fazem parte deste grupo crianças com diagnóstico de autismo, deficiência mental, auditiva e visual, Síndrome de Down e outras menos conhecidas, mas que também afetam o relacionamento com a sociedade.

Em 2011, o Ministério da Saúde lançou o Viver Sem Limite: Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência e instituiu a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para estabelecer diretrizes para o tratamento de pessoas com deficiência temporária ou permanente, progressiva, regressiva ou estável, intermitente ou contínua. O plano tem como foco de ação a organização do cuidado integral em rede, contemplando as áreas de deficiência auditiva, física, visual, intelectual, ostomia e múltiplas deficiências, por meio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do SUS.

A inclusão de crianças com deficiência felizmente vem sendo implementada. Nas escolas, por exemplo, elas são inseridas no convívio diário com outras, frequentando as mesmas salas de aula e com acesso aos mesmos conteúdos didáticos, dessa forma, elas têm a chance de se sentirem reconhecidas – reconhecimento que humaniza as relações cotidianas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue