Data internacional tem como objetivo estimular reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor outros meios de locomoção
Comemorado pela primeira vez em 22 de setembro de 1997, na França, o Dia Mundial sem Carro já é lembrado em diversos países, inclusive, no Brasil. A ocasião tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre os benefícios da mobilidade sustentável, que trata da redução no uso do automóvel.
O crescimento da urbanização e da industrialização nas sociedades ocasionou aumento no consumo de combustíveis e, consequentemente, mais poluentes para a atmosfera, como o gás carbônico (CO2), considerado pelos cientistas como o principal responsável pelo efeito estufa.
As alternativas para redução no uso de carros incluem bicicletas e transportes de massa, como trens e metrôs. Para aumentar esse incentivo, é necessária a ação dos governos estaduais na implementação de melhorias na infraestrutura dos municípios, com ciclovias e ciclofaixas, além de medidas de inovação nos sistemas de transporte público.
Fonte: Assessoria de Comunicação