·

Dia Mundial do Câncer – 4 de fevereiro

O Dia Mundial do Câncer, lembrado anualmente em 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, com o intuito de aumentar a conscientização, a educação mundial sobre a doença, promover a saúde, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

No Brasil, segundo dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a projeção entre os anos 2020 a 2022 é que para cada ano ocorram, no total, aproximadamente 625 mil casos novos de câncer (450 mil, sem considerar os casos de câncer de pele não melanoma). A publicação demonstra ainda que os casos de câncer infantojuvenil para cada ano do triênio serão 8.460, sendo 4.310 para indivíduos do sexo masculino e 4.150 para o feminino.

O instituto destaca que aproximadamente um terço dos novos casos da doença poderiam ser evitados por meio da redução ou eliminação de fatores de risco relacionados a hábitos de vida.

Campanha 21 dias para mudança da saúde pessoal

Diante do desafio de combater a doença, impulsionado pelo Dia Mundial do Câncer, o INCA promove a campanha de 21 dias para mudança de saúde pessoal. O convite propõe gradativamente a adoção de hábitos saudáveis por meio de tarefas que serão compartilhadas diariamente no site do INCA – https://www.inca.gov.br/.

Para incentivar os participantes, ao final de cada tarefa cumprida, o participante poderá postar uma foto nas redes sociais, compartilhando suas experiências, e marcando as hashtags “#21DiasParaSuaSaúdeINCA” e “#DiaMundialdoCâncerINCA”.

Prevenção ao câncer

O Instituto sugere 12 dicas para promover a qualidade de vida e ajudar no combate ao câncer, são elas:

– não fumar;
– adotar uma alimentação saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– praticar atividades físicas;
– amamentar;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
– vacinar-se contra a hepatite B;
– evitar bebidas alcoólicas;
– evitar carnes processadas;
– evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

A Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) acredita na atuação dos cartórios extrajudiciais brasileiros em relação ao desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre o tema à população do município nos quais estão localizados

Compartilhe com a RARES-NR as ações praticadas na sua serventia. Envie fotos, vídeos e mais informações para o e-mail rares@rares.org.br

Fonte: INCA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue