·

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio promove atividades de conscientização em 70 países

Nesta quinta-feira, 10 de setembro, é promovido o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que deu origem à campanha nacional Setembro Amarelo. Em 2003, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheram a data para colocar em prática estratégias de governos. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades de conscientização da população local em 70 países do mundo.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), as ações são informativas e destacam os sintomas mais comuns – mudança gradual de humor e expressão de ideias que indiquem falta de esperança, por exemplo – e as formas de atenção primárias, que podem ser colocadas em prática dentro de casa ou na escola: identificar, avaliar, manejar e encaminhar.

Além disso, prédios de grande relevância governamental, como o Congresso Nacional, em Brasília, são iluminados com a cor amarela em prol da campanha.

Dados do CVV mostram que 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. O Centro disponibiliza material gratuito para download – cartilha “Suicídio: informando para prevenir”. Acesse aqui.

Setembro Amarelo

Para fazer parte da campanha Setembro Amarelo, serventias de todas as regiões do País podem promover palestras, distribuir panfletos e outros informativos sobre o tema durante o mês.

Compartilhe com a RARES-NR as ações sociais e ambientais praticadas na sua serventia. Envie fotos, vídeos e mais informações para o e-mail rares@rares.org.br .

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue