Expansão do mercado de trabalho para os nutricionistas ocorreu apenas em 1972
O Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, foi instituído na mesma data de criação da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), inicialmente conhecida como Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN).
O primeiro curso de Nutrição no Brasil foi formulado em 1939, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Porém, o mercado de trabalho do setor foi impulsionado apenas em 1972, com a fundação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição.
Após essa data, a profissão ganhou maior visibilidade e reconhecimento, com expansão das áreas em que era aplicada. Os hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) deixaram de ser os únicos locais de trabalho, e os nutricionistas passaram a atender em restaurantes e indústrias, além de atuarem na área educacional e esportiva.
A Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) parabeniza os nutricionistas pela data e reforça a importância do acesso à alimentação saudável em todas as idades e regiões do país.
Fonte: Assessoria de Comunicação