Em 20 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia do Farmacêutico, com o intuito de valorizar, motivar e trazer à tona discussões sobre a profissão. A ideia de criar a data foi do farmacêutico Oto Serpa Grandado, em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Quando ele questionou aos colegas por qual motivo a classe ainda não tinha uma data para celebrar o exercício da profissão.
O dia foi reconhecido oficialmente no Brasil, por meio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), com a Resolução n° 460, de 23 de março de 2007, e coincide com a data de fundação da ABF, em 1916.
Exercício da profissão
Ser profissional da área de Farmácia, vai além da imagem popular do farmacêutico de bairro que dispensa, ministra e orienta o uso de medicamentos. Na verdade, a atuação desses profissionais se estende a aproximadamente 120 áreas distintas ligadas aos serviços de saúde. Desde pesquisas e estudos de análises clínicas, farmácias de manipulação, docência em cursos e centros acadêmicos, além de laboratórios, hospitais e clínicas médicas dando apoio ao atendimento.
Pandemia de Covid-19
A crise sanitária causada pelo novo coronavírus envolveu a atuação de diversos profissionais da saúde no combate a doença. Entre eles, os farmacêuticos que exerceram papel fundamental nessa batalha.
Trabalho realizado por meio de orientações à população sobre o uso correto de vitaminas e medicamentos, divulgação de informações para desestimular a automedicação e o uso de remédios sem comprovação científica para prevenir a Covid-19, e o combate às fake news.
Outro ponto importante, e pouco conhecido pela população, é a atuação desses profissionais no desenvolvimento, pesquisas, validação, e a autorização para uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Trabalhar pelo bem
Para o poeta, e também farmacêutico, Carlos Drummond de Andrade, “ser farmacêutico é trabalhar pelo bem-estar das pessoas por meio da promoção da saúde. É empenhar-se para melhorar a qualidade de vida das pessoas e sentir-se realizado com a eficiência de um tratamento específico”.
Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores – RARES-NR reconhece e parabeniza o trabalho de todos os farmacêuticos que trabalham pelo bem.
#DiaNacionalDoFarmacêutico #DiaDoFarmacêutico #ProfissionaisDaSaúde
Fonte: Assessoria de Comunicação – RARES-NR