Neutralização de Carbono com Segurança Jurídica
·

Dia do Farmacêutico – 20 de janeiro

Em 20 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia do Farmacêutico, com o intuito de valorizar, motivar e trazer à tona discussões sobre a profissão. A ideia de criar a data foi do farmacêutico Oto Serpa Grandado, em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Quando ele questionou aos colegas por qual motivo a classe ainda não tinha uma data para celebrar o exercício da profissão.

O dia foi reconhecido oficialmente no Brasil, por meio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), com a Resolução n° 460, de 23 de março de 2007, e coincide com a data de fundação da ABF, em 1916.

Exercício da profissão

Ser profissional da área de Farmácia, vai além da imagem popular do farmacêutico de bairro que dispensa, ministra e orienta o uso de medicamentos. Na verdade, a atuação desses profissionais se estende a aproximadamente 120 áreas distintas ligadas aos serviços de saúde. Desde pesquisas e estudos de análises clínicas, farmácias de manipulação, docência em cursos e centros acadêmicos, além de laboratórios, hospitais e clínicas médicas dando apoio ao atendimento.

Pandemia de Covid-19

A crise sanitária causada pelo novo coronavírus envolveu a atuação de diversos profissionais da saúde no combate a doença. Entre eles, os farmacêuticos que exerceram papel fundamental nessa batalha.

Trabalho realizado por meio de orientações à população sobre o uso correto de vitaminas e medicamentos, divulgação de informações para desestimular a automedicação e o uso de remédios sem comprovação científica para prevenir a Covid-19, e o combate às fake news.

Outro ponto importante, e pouco conhecido pela população, é a atuação desses profissionais no desenvolvimento, pesquisas, validação, e a autorização para uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Trabalhar pelo bem

Para o poeta, e também farmacêutico, Carlos Drummond de Andrade, “ser farmacêutico é trabalhar pelo bem-estar das pessoas por meio da promoção da saúde. É empenhar-se para melhorar a qualidade de vida das pessoas e sentir-se realizado com a eficiência de um tratamento específico”.

Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores – RARES-NR reconhece e parabeniza o trabalho de todos os farmacêuticos que trabalham pelo bem.

#DiaNacionalDoFarmacêutico #DiaDoFarmacêutico #ProfissionaisDaSaúde

Fonte: Assessoria de Comunicação – RARES-NR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue