·

Dia da Defesa da Fauna faz alerta sobre desmatamento, tráfico de animais silvestres e ocupação humana em locais de conservação

RARES-NR parabeniza os profissionais que trabalham pela sobrevivência das mais de 128 mil espécies de animais da fauna brasileira

No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia da Defesa da Fauna. A celebração tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de conter o desmatamento, o tráfico de animais silvestres e a ocupação humana em locais inapropriados e de conservação. Nesta data, a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) parabeniza os profissionais que trabalham na manutenção da saúde e do bem-estar dos animais no Brasil.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, são mais de 120 mil espécies de invertebrados, além de aproximadamente 8.930 espécies vertebrados, que compõem a fauna brasileira. Os dados do ICMBio também mostram que quase 1.200 espécies estão ameaçadas de extinção, com maior risco às abelhas.

O contrabando de animais silvestres é apontado como a terceira maior atividade ilícita no mundo. A Lei nº 5.197/1967 garante a proteção de “animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, como constituintes da fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, que são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”.

Animal ferido

Caso encontre algum animal silvestre ferido, entre em contato com a Polícia Militar (190) e informe localização e situação do animal. Uma equipe treinada vai se dirigir ao local.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue