RARES-NR parabeniza os profissionais que trabalham pela sobrevivência das mais de 128 mil espécies de animais da fauna brasileira
No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia da Defesa da Fauna. A celebração tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de conter o desmatamento, o tráfico de animais silvestres e a ocupação humana em locais inapropriados e de conservação. Nesta data, a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) parabeniza os profissionais que trabalham na manutenção da saúde e do bem-estar dos animais no Brasil.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, são mais de 120 mil espécies de invertebrados, além de aproximadamente 8.930 espécies vertebrados, que compõem a fauna brasileira. Os dados do ICMBio também mostram que quase 1.200 espécies estão ameaçadas de extinção, com maior risco às abelhas.
O contrabando de animais silvestres é apontado como a terceira maior atividade ilícita no mundo. A Lei nº 5.197/1967 garante a proteção de “animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, como constituintes da fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, que são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha”.
Animal ferido
Caso encontre algum animal silvestre ferido, entre em contato com a Polícia Militar (190) e informe localização e situação do animal. Uma equipe treinada vai se dirigir ao local.
Fonte: Assessoria de Comunicação