·

Dia da Amazônia alerta para problemas ambientais na maior floresta tropical do mundo

Celebrado nesse sábado, 5 de setembro, o Dia da Amazônia foi escolhido em homenagem à criação da Província da Amazônia, em 1850. Apesar de ter cunho comemorativo, a data tem o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre a preservação e, principalmente, chamar a atenção dos governantes para a intensificação de políticas públicas de fiscalização e combate à destruição da região.

Dados divulgados em agosto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora a floresta por satélite, mostram que a taxa de desmatamento aumentou 34% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Amazônia é o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores, um-terço de toda a madeira tropical do mundo, e 30 mil espécies de plantas. Os recursos naturais existentes na floresta – como madeira, borracha e minérios, por exemplo – são uma grande fonte de riqueza para o País. No cenário mundial, a Amazônia aumenta a umidade da América do Sul e contribui para estabilizar o clima por ter a maior biodiversidade da Terra.

Especialistas ressaltam que os brasileiros podem, no cotidiano, plantar mudas e fazer a coleta seletiva do próprio lixo produzido, além de cobrar atitudes e planos de governo voltados para a conservação da floresta.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue