·

Conheça a história do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado na Região Nordeste do Brasil – em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início dos anos 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUCDR), em um congresso realizado em São Paulo, em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, e também a luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Há décadas, o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que afirmam a negritude. Para Markim Cardoso, historiador e filósofo, significa também a valorização de um dos mais importantes líderes da América Latina, que traz consigo a consciência da luta pelo seu coletivo.

Data da celebração

No livro “Educação e Ações Afirmativas”, o historiador Oliveira Silveira conta como os negros e negras mudaram a data de lembrança da libertação. Antes, ela era celebrada oficialmente em 13 de maio, dia da assinatura da abolição da escravatura, pela princesa Isabel.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue