A Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) anuncia os vencedores do VI Prêmio RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental, que tem como objetivo disseminar e estimular boas práticas de Governança Socioambiental em âmbito nacional. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 26 de agosto de 2022, durante o Congresso da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), em Fortaleza. Além disso, receberão certificado digital de participação e poderão gozar do Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental.
Os trabalhos premiados, de acordo com as categorias sinalizadas em edital, passaram pelo crivo de uma banca julgadora, composta por dois convidados renomados, e estiveram alinhados com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. Confira os vencedores de cada categoria:
- Instituição: Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (ANOREG/AM), com o projeto Sala de Fisioterapia Tabelião Zeno Veloso.
Descrição: o objetivo do projeto é promover melhor qualidade de vida para os idosos em tratamento pós covid-19 por intermédio da reestruturação da Sala de Fisioterapia. Observou-se um aumento significativo no número de atendimentos, com registro de 700 idosos mensalmente. A longo prazo, pretende-se manter o acompanhamento dos atendimentos e da manutenção dos bens e equipamentos doados.
- Cartórios: Cartório Extrajudicial da Comarca de Barcelos (AM), com o projeto Amigos da Comunidade.
Descrição: o objetivo do projeto é combater o sub-registro, disseminar os serviços extrajudiciais, atendimento médico e odontológico, serviços de beleza, entretenimento, atividades lúdicas e educativas, proporcionando assim, mais dignidade às comunidades indígenas e ribeirinhas. A população beneficiada com o projeto será, inicialmente, os residentes em áreas rurais próximas ao perímetro urbano ou que o acesso seja possível. Posteriormente, será estendida às comunidades rurais distantes da sede do município.
- Estudantes: Rita Carolina de Oliveira e Francisco Alan Diniz Alencar, de Itapipoca (CE), com o projeto Itapipoca Verde.
Descrição: o programa visa, em parceria com Instituto de Meio Ambiente do Municio de Itapipoca – IMMI, criar, ampliar, recuperar e integrar áreas verdes urbanas de Itapipoca, aprimorando a gestão ambiental urbana por meio de ferramentas de mapeamento e monitoramento dessas áreas.
- ONG´s: Instituto Novo Sertão, de Betânia do Piauí (PI), com o projeto Quintais produtivos – Agroecologia no Semiárido.
Descrição: busca-se atender comunidades rurais do semiárido, com capacitações agroecológicas para que essas famílias possam produzir seu alimento dentro de espaços pequenos (quintais) com práticas agroecológicas e de permacultura, melhorando sua convivência com o bioma do semiárido e caatinga, aumentando a oferta de alimentos dentro da família sem gerar gastos financeiros. Além disso, visa aprimorar práticas sustentáveis de plantio e criar mecanismos de compartilhamento de novas técnicas de produção e cuidado do bioma local para comunidades da região. Implantação de 40 Quintais Produtivos de produção de alimento agroecológico.