Neutralização de Carbono com Segurança Jurídica
·

Coleta de documentos para casamento gratuito do Cartório Amigo termina final de abril

Coleta de documentos para casamento gratuito do Cartório Amigo termina final de abril

Termina no final de abril o prazo para os casais que são beneficiários de programas sociais do Governo Federal levarem os documentos para o casamento gratuito no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, que fica na Avenida do CPA, em Cuiabá.

 

Os casamentos serão realizados em 16 de junho em todo o estado durante o projeto “Cartório Amigo – ações para um futuro melhor” da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT).

 

Em Cuiabá serão habilitados 400 casais pelos Cartórios Xavier de Matos (do Coxipó da Ponte) e 3º Tabelionato de Notas e Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais (do Centro) cujos proclamas serão publicados durante o mês de maio.

 

Apenas na capital a entrega está sendo feita no Núcleo da Defensoria Pública. No interior as pessoas podem procurar os cartórios de registro civil parceiros do projeto. Já são 75 cartórios das principais comarcas do Estado e as adesões continuam sendo feitas pela Anoreg-MT.

 

Qualquer dúvida, os telefones da Anoreg-MT para mais detalhes são (65) 3644-8373 e 3644-1613.

 

Prestação de serviços

 

O “Cartório Amigo – ações para um futuro melhor” será no dia 16 de junho com prestação de serviços gratuitos prestados pelos cartórios em todo o estado, como emissão de segunda via de certidões, CPF e outros documentos, além de orientações sobre serviços como divórcio, registro de animal de estimação, usucapião urbano e rural, e outros.

 

Esse dia culminará com o casamento social em todos os cartórios parceiros. Mas, para isso a necessidade da urgência na entrega dos documentos porque há prazos legais a cumprir para o proclamas.

 

Horário de atendimento e documentos

 

Em Cuiabá, o atendimento no Núcleo da Defensoria Pública para a coleta dos documentos é de segunda a sexta, das 12h às 17h e o posto fica na Av. Hist. Rubens de Mendonça, 368, Edifício Top Tower Center, térreo, bairro Bosque da Saúde. Telefone: (65) 3613-8200.

 

Os documentos para a entrada do processo de casamento nos cartórios são:

 

Noivos solteiros – certidão de nascimento (original atualizada em 90 dias); RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.

 

Noivos divorciados – certidão de casamento (original atualizada em 90 dias com averbação do divórcio); formal de partilha ou cópia da sentença prolatada pelo juiz ou cópia da escritura pública de divórcio (divórcios efetuados a partir do ano de 2003) onde discorre acerca dos bens; RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.

 

Noivos viúvos – certidão de casamento (original atualizada em 90 dias com averbação do óbito); certidão de óbito do cônjuge falecido; formal de partilha (caso tenha bens); inventário negativo; RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.

 

Noivos civilmente menores – 16 e 17 anos – comparecer com pai e mãe; menores de 15 – alvará judicial de suprimento de idade, pai e mãe; certidão de nascimento (original atualizada em 90 dias); RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.

 

Noivos estrangeiros – certidão de nascimento (original atualizada em 90 dias e traduzida por tradutor juramentado e registrada junto ao Cartório de Títulos e Documentos – 1º Ofício de Cuiabá); certidão original que prove o estado civil do (a) nubente (também traduzida e registrada); antecedente criminal do país de origem (traduzido e registrado); certidão da Justiça Federal (caso o estrangeiro tenha CPF, pode imprimir pela internet; caso não tenha, procurar a Polícia Federal); passaporte original atualizado (ou RNE); certidão consular; comparecer pessoalmente junto ao cartório. Observação: caso for divorciado, trazer a certidão de casamento e sentença de divórcio.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Anoreg-MT

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue