·

A RARES-NR tem o prazer de anunciar a fundação da Floresta dos Notários e Registradores do Brasil

Ao longo dos últimos anos, firmamos parcerias importantes, parte de um Sistema de Gestão Ambiental Integrado, desenvolvido pela RARES, para Notários e Registradores do Brasil, com o objetivo de reduzir os impactos que nossas atividades provocam no meio ambiente e ao mesmo tempo, reduzir significativamente custos.

Assim nasceu a parceria entre a RARES – Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores, ARISP- Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo e Green Farm Co2 Free. Com os novos projetos, daremos ainda mais foco às questões ligadas às mudanças climáticas, assunto tão importante discutido no mundo todo.

Conhecendo o Empreendimento Green Farm Co2 Free

A Green Farm CO2 Free é um projeto completo de preservação ambiental, localizado no Pantanal do Mato Grosso do Sul, às margens dos rios Amambai e Paraná.

A área do projeto é de 46 milhões de m2, com junção de três biomas: Pantanal, Mata Atlântica e Serrado.

Dentro do empreendimento existem diversas frentes de ação acontecendo simultaneamente e são elas:

CCAS – Criatório Conservacionista de Animais Silvestres – Área designada a reprodução de animais silvestres em risco de extinção, para repovoamento da natureza. Dentre os animais presentes no CAAS, estão a Anta, o Mutum de penacho, a Onça pintada, Arara azul grande, Harpia – águia real, pacas, cotias, papagaios, tucanos, macacos e outros tantos animais ameaçados.

O CAAS também trabalha em parceria com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Mato Grosso do Sul e com a Polícia Ambiental e recebe constantemente animais apreendidos pelo tráfico, ou feridos em incêndios florestais e atropelamentos em rodovias da região. Recebem tratamento adequado, são reabilitados e devolvidos para seu habitat natural.

Educação Ambiental– Todos os anos são recebidas no empreendimento, cerca de 4 mil crianças e adolescentes de diversas Instituições de ensino do país. Em loco, aprendem sobre a importância da preservação ambiental em aulas práticas.

Banco de sementes – A Green Farm Co2 Free, faz constantemente a coleta de sementes em diversos locais da região, buscando variabilidade genética e assim, fortalecendo as suas florestas.

Viveiro de Mudas – No viveiro de mudas são produzidas anualmente, cerca de 30 mil espécies de árvores nativas. As mudas são utilizadas no próprio empreendimento e doadas aos fazendeiros da região, com objetivo de fazer o reforço florestal das áreas de mata ciliar e em corredores ecológicos presentes em toda a região. Os visitantes também podem levar as mudas produzidas pela Green Farm.

Sistema Agroflorestal – Escola – Projeto que visa ensinar pequenos agricultores de assentamentos de terras da região, a importância do plantio aliado com a floresta, aumentando sua produtividade e qualidade de seus produtos.

Meliponário – no projeto são mantidas centenas de caixas de abelhas nativas, que são as principais responsáveis pela polinização, mantendo a saúde da Floresta e de todo o ecossistema.

Criação de Peixes nativos – O projeto mantém tanques para a criação de alevinos de espécies nativas locais, como: pintado, pacu, matrinchã, tucunaré e outros. Todos os anos, milhares de peixes são soltos nos rios da região, aumentando as populações que foram praticamente dizimadas nas últimas décadas.

Floresta dos Notários e Registradores do Brasil – A Floresta tem uma área de 46 mil m2 e tem por objetivo a preservação de espécies nativas de fauna e flora, a manutenção dos recursos naturais e a neutralização das emissões de Co2 de todos os cartórios de Notas e Registro.

Como participar?

Os Cartórios participantes do Projeto recebem a certificação de participação em todos as ações de preservação da biodiversidade, bem como, a certificação da neutralização das emissões e o Selo CO2 Free, que pode ser utilizado em todo o material gráfico do Cartório e mídias digitais, reafirmando a preocupação e o apoio às ações de mitigação aos efeitos das mudanças climáticas.

A taxa anual para a participação do Cartório ao projeto é de R$500,00 (quinhentos reais). Cartórios que já possuem o Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental, pagam anuidade de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).

O projeto pode ser visitado, sem custos de hospedagem e alimentação, pelos Cartórios participantes. As visitas são previamente agendadas.

 Os cartórios e Instituições ligadas aos Cartórios interessados em participar do projeto, devem preencher o formulário de inventário de carbono. 

A RARES-NR é uma OSCIP, sem fins lucrativos e o valor da taxa anual cobrada para a aquisição do Selo CO2 Free é utilizado na manutenção da instituição.

Dúvidas? Entre em contato com a RARES-NR

WhatsApp RARES-NR (61) 3963-1455

Ou pelo e-mail rares@rares.org.br

Venha com a RARES fazer parte do mais completo projeto de preservação ambiental do Brasil!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue