·

13 de dezembro – Dia Nacional do Cego

Também conhecido como o Dia Nacional do Deficiente Visual, a data tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação. A deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da visão, seja por consequências congênitas (com o nascimento), ou adquirida ao longo da vida.

De acordo com o primeiro relatório mundial sobre visão publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão vivendo com deficiência visual por não receberem os cuidados dos quais necessitam para condições como miopia, hipermotropia, glaucoma e catarata, algumas das principais causas da cegueira na população adulta. Entre as crianças, as principais são glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e toxoplasmose ocular congênita.

Atualmente, diversas técnicas de aprendizagem e de inserção ao mercado de trabalho permitiram que a deficiência visual se tornasse apenas um detalhe diante da capacidade de seus portadores. Uma das principais conquistas foi a implantação de legislações que garantissem métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, por meio do sistema de escrita tátil Braille.

Fonte: OMS e Ministério da Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue