O Tabelionato Margarida, Palhoça/SC, a partir novembro de 2016, toma uma iniciativa pioneira tornando-se o primeiro local (além da própria ACIP) a ser um ponto de recolhimento e destino correto do chamado “lixo eletroeletrônico” em Palhoça. Essa iniciativa é realizada em parceria com a Associação Empresarial de Palhoça – ACIP e a empresa de Engenharia Reversa Weee.do. Foi adquirida uma caixa coletora chamada de PEV – Ponto de Entrega Voluntária para receber as doações de resíduos eletroeletrônicos e posteriormente destiná-los à Weee.do que se responsabiliza pelo tratamento adequado do referido resíduo.
Os resíduos permitidos na campanha são: CPU e servidor, fonte, memória, processador, HD, drive de CD/DVD, cooler, mouse, teclado, estabilizador e notebook; aparelho celular, telefone, walkie-talkie, radio comunicador, aparelho que reproduz CD/DVD/Blu-ray, aparelho de som, cabos e fios em geral; monitor CRT/LCD/LED/PLASMA, eletrodoméstico (sanduicheira, secador de cabelo, chuveiro, ferro de passar, etc.).
O Tabelionato, com orgulho, compartilha com seus clientes e usuários que nos seis primeiros meses de campanha já arrecadou 469 kg de resíduos eletroeletrônicos. Segundo a empresa Weee.do, a quantidade total de resíduos recebida e corretamente destinada entre os participantes a partir do ano de 2016 até o mês de maio (1,3 toneladas), equivale a dizer que evitou-se:
- A destinação inadequada de aproximadamente 265 kg de materiais e componentes potencialmente tóxicos, que podem conter metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio e outros.
- A emissão de aproximadamente 1.400 kg de CO2ao reduzir a necessidade de exploração e beneficiamento de novos insumos naturais.
- O uso de aproximadamente 4.490 kW/h de energia, que seria o suficiente para sustentar uma residência padrão (3 – 4 moradores) por 1 ano e 160 dias.
Registra-se também que foi elaborada uma “Campanha Interna” de arrecadação de resíduos entre os colaboradores a fim de estimular ainda mais a adesão de todos. Em parceria com a empresa Weee.do foi criado um quadro de pontuação onde estão descritos vários resíduos e suas respectivas pontuações de acordo com variáveis específicas de tratamento de cada resíduo. Assim, a cada doação, os pontos são registrados por cada setor do Tabelionato para ser revertido em premiação para os colaboradores que mais arrecadarem itens. No primeiro fechamento, o setor de Escrituras foi o feliz vencedor, comemorando o êxito em um jantar de confraternização. Também são bem-vindas pilhas e baterias que terão tratamento diferenciado, preservando nosso meio ambiente. Já foram arrecadas mais de 2.200 unidades.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cartório Margarida.