Neutralização de Carbono com Segurança Jurídica
·

IX Edição do Prêmio Rares-NR reconhece iniciativas que unem sustentabilidade e impacto social nos cartórios brasileiros

Na noite desta quarta-feira (26), notários e registradores de todas as regiões do país se reuniram em Brasília (DF) para celebrar mais uma edição do Prêmio Rares-NR de Responsabilidade Socioambiental que destaca práticas sustentáveis e ações transformadoras no âmbito dos serviços extrajudiciais.

Com o tema “Cuidar do planeta, transformar vidas: cartórios que fazem a diferença! ”, o evento homenageou projetos que comprovam, na prática, que os cartórios são espaços de cidadania, responsabilidade ambiental e compromisso social.

A edição de 2025 destacou iniciativas que, cada uma a seu modo, revelam como pequenas ações diárias podem gerar grandes mudanças em suas comunidades. Este ano, os Projetos Destaques reuniram cartórios que se engajaram em causas ambientais, educacionais, sociais e culturais, reforçando o papel essencial das serventias enquanto agentes de desenvolvimento.

Veja a lista dos ganhadores.

PROJETOS DESTAQUE 2025:

• Cartório do Único Ofício de Curionópolis/PA – Projeto Presenças: ações que revitalizam o ambiente natural e transformam o cotidiano da serventia.

• 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Palhoça/SC – Campanha permanente de coleta de resíduos eletrônicos: mobilização contínua para o descarte correto e consciente.

• 3º Registro de Imóveis de Belém/PA – Projeto Casa Delas: iniciativa dedicada ao acolhimento e valorização de mulheres.

• 1º Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos e Documentos e Protestos de Goiânia/GO – Projeto Asas: suporte social e incentivo à autonomia de comunidades vulneráveis.

• 2º Serviço Notarial e Registral Nesken/MT – Projeto Campo Verde Mais Verde: plantio e cuidado com áreas ambientais do município.

• Tabelionato de Protesto de Ariquemes/RO – Projeto Sabadão Solidário – Vale do Jamari: ações sociais e ambientais integradas à comunidade local.

• Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem/MG – Programa Cartório Verde: práticas contínuas de sustentabilidade dentro e fora da serventia.

• 1º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Cotriguaçu/MT – Projeto Bosque das Águas: o cartório como agente de transformação ambiental.

• Koerner Tabelionato de Notas e Protesto/BA – Projeto Juntos pelo Amanhã: mobilização comunitária por um futuro socialmente mais justo.

• Cartório Leandro Félix – GO – Sementes do Amanhã: formação de valores e educação ambiental voltada às novas gerações.

• Serventia Registral de Vitória de Santo Antão/PE – Projeto Transformar: ações sociais e ambientais que impactam diretamente a comunidade local.

• 2º Ofício Tabelionato de Notas do Juízo de Vitória da Comarca da Capital – ES – Projeto Menos Filhotes, Mais Cuidados: iniciativa voltada ao bem-estar animal e à promoção de responsabilidades compartilhadas.

CATEGORIA ENTIDADE – VENCEDORES 2025

  • 3º lugar – Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná

Projeto: Um Gesto, Oito Vidas!

  • 2º lugar – Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso

Projeto: Cartório Amigo

  • 1º lugar – Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas

Projeto: Anoreg Mil

CATEGORIA CARTÓRIOS – VENCEDORES 2025

  • 3º lugar – Registro de Imóveis da 1ª Zona de Fortaleza/CE

Projeto: 1º RI Sustentável

  • 2º lugar – Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Ribeirão Pires/SP

Projeto: Cartório Verde – Guardiões do Futuro

  • 1º lugar – Ofício de Registro de Imóveis de Cachoeira do Sul/RS

Projeto: Tekoá Araxaty – Registrar para Preservar

Confira as fotos deste momento especial: https://drive.google.com/drive/folders/1z662gSUxqC9ocvi89aXXga_-Yqq4tYIw.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Certificação de Carbono – INC Carbono

O INCcarbono expede a certificação de títulos baseado na quantidade de emissão, ou remoção de carbono, e no impacto proporcional em relação as metas de equilíbrio do sistema climático carbono zero. A certificação é realizada com documentos transacionáveis no mercado, com lastro público rastreável e registrados em cartório.

A Certificação do INCCarbono é feita de acordo com projetos personalizados, baseados em planos de ação, com metodologia 5w 2h, apresentados por profissionais com responsabilidade técnica.

Observadas as leis, os atos regulatórios nacionais e internacionais, a lei de registros públicos e a medição da quantidade de emissões e remoções de carbono equivalente.

Como a Certificação é feita?

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue