Ministério da Saúde ressalta que consulta periódica com médicos da especialidade pode evitar doenças que são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil
No Dia Nacional do Cardiologista, celebrado em 14 de agosto, a Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) parabeniza e agradece aos médicos especialistas no sistema cardiovascular pelo atendimento prestado à sociedade brasileira. A data, criada em 2007, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é uma forma de valorizar a especialidade e lembrar das recomendações sobre hábitos de vida saudável para o coração e para a saúde como um todo.
Segundo o Ministério da Saúde, quase 30% das mortes registradas no Brasil são em decorrência de doenças cardiovasculares – como a hipertensão, que atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Além da necessidade do diagnóstico precoce, por meio de consultas periódicas, aquelas doenças relacionadas ao coração, que não têm cura, podem ser tratadas mas precisam do acompanhamento do especialista.
O órgão do Executivo pontua oito hábitos necessários para prevenção de doenças cardiovasculares: manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; aproveitar momentos de lazer; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; evitar alimentos gordurosos, e controlar o diabetes. O sistema público de saúde possui atendimento rápido nos municípios brasileiros para aferição da pressão e outros exames práticos que auxiliam na identificação precoce de doenças.
Fonte: Assessoria de Comunicação, com informações do Ministério da Saúde