O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Em 2016, a campanha da RARES-NR no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce através da divulgação, pelos cartórios, de panfletos e sensibilização pela campanha.
Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.
Os eixos da campanha são:
- Divulgação de informações sobre o câncer de mama pelos cartórios, através da fixação da Cartilha de prevenção e da logo temática da RARES-NR no cartório, sugerimos que a cartilha seja fixada no mural ou parede do cartório, em local visível. Se possível, instruir os colaboradores do local a utilizar a fitinha rosa na blusa, como um símbolo desta luta.
- Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA com adaptações feitas pela Assessoria de Imprensa da RARES-NR.